Dúvida sobre erosão e dilatação_pergunta webinário Módulo 05

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida sobre erosão e dilatação_pergunta webinário Módulo 05

Mensagem por paula.biositu2 em Qui 11 Maio 2017, 22:00

Boa noite, tudo bem?
Segue a pergunta enviada no Webinário 05 com maior detalhamento:

Pergunta:
Como posso identificar as estruturas lineares com função de corredores e a área estrutural dos fragmentos em cada propriedade ou em um mosaico paisagístico? Seria possível demostrar como se utiliza as ferramentas “erosão” e “dilatação” para este tipo de análise?

De onde tirei isso:
Tambosi, L. R. 2008. Análise da paisagem no entorno de três unidades de conservação: subsídios para a criação da zona de amortecimento. Dissertação de Mestrado. Disponível "teses usp".
O autor utilizou estas ferramentas para avaliar a conectividade funcional entre os fragmentos mediante um índice de conectividade. Ele fez a erosão dos fragmentos de vegetação, para extrair estruturas lineares com função de corredores. Ele definiu a erosão em 30 metros por ser a largura mínima estabelecida em lei para corredores de mata ripária. Depois disso ele fez uma dilatação de 30 metros para que os fragmentos retornassem a um tamanho próximo do original, porém sem os corredores. Desta forma ele obteve a área estrutural dos fragmentos sem a presença de corredores.

Outra fonte:
Também serve para definir se a paisagem percola ou não percola, onde primeiro se faz a erosão para eliminar bordas e depois sucessivas dilatações até que ocorra a percolação. Isso é exemplificado no Livro Métodos de Estudos em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre, no capítulo 16, pagina 442, escrito pelo Dr. Jean Paul Metzger.

Como faz isso? Essa é a pergunta que não quer calar!!

Obrigada.

Paula

paula.biositu2

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/05/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida sobre erosão e dilatação_pergunta webinário Módulo 05

Mensagem por aleuezu em Qui 18 Maio 2017, 17:44

Oi Paula,

se você estiver usando um mapa de vegetação no formato raster você pode usar a ferramenta shrink para erodir os fragmentos e a ferramenta Expand para expandir novamente os fragmentos. No entanto, se o seu mapa de vegetação está no formato vetorial, você pode usar a ferramenta do buffer para fazer essa mesma análise. Neste caso, para erodir os fragmentos você precisa colocar um valor negativo na opção da largura do buffer, por exemplo -30, e para expandir basta colocar o mesmo valor positivo.

abs,

Alê
avatar
aleuezu

Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum