Programa SIG p/ Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo

2 participantes

Ir para baixo

Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo Empty Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo

Mensagem por Paulo Villi Sáb 20 Abr 2019, 22:51

Podem sugerir algum aplicativo para smartfone que tenha funcionalidades equivalentes às demonstradas com GPS de campo?

Há alguma contra-indicação no uso destes comparado com o GPS de campo comum demonstrado (ex: precisão ou bateria)? Imagino que a facilidade de uso e variedade de funcionalidades disponíveis seja maior nos smartfones, ou já há aparelhos GPS de campo com touchscreen, etc?

No meu caso o aparelho é um celular android com suporte às constelações GPS, GLONASS e BEIDU, só não é recente o bastante para utilizar a constelação GALILEO. Minha curiosidade é saber se com tantas fontes de dado simultâneas um aparelho multi-função que praticamente qualquer pessoa tem no bolso no dia-a-dia pode funcionar tão bem quanto um desenhado exclusivamente para estas tarefas.

obs: smartfones quase invariavelmente tem ainda a funcionalidade de A-GPS (GPS assistido), que utiliza a triangulação dos sinais de torres de celular e de hotspots wi-fi como pontos auxiliares, mas nem levo isso em conta na pergunta porque só funciona quando em locais com alguma cobertura de internet... para usos ligados a conservação de biodiversidade há muitas situações em que não se pode contar com isso.

Paulo Villi

Mensagens : 10
Data de inscrição : 08/04/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo Empty Re: Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo

Mensagem por Clinton Jenkins Seg 29 Abr 2019, 11:44

Oi Paulo,

Eu sei que tem apps para ver as informações de GPS. Tenho um no meu chama GPS Status, mas ele não tem opções para guardar os dados ou exportar. Como a qualidade das coordenadas do GPS, eu imagina que um bom GPS é melhor, simplesmente por função de uma antenna melhor. Ninguém que uma antenna enorme no celular. Mas não sei a nível de diferença.

OS GPS novos eu acho que em geral usa várias constelações de satélite. É um razão para fazer um upgrade se tem GPS com mais do que 5 anos, simplesmente para incluir mais satélites, que ajuda na precisão das coordenadas.

Se você encontra um app bom, por favor escreve aqui para o resto do grupo saber.

att,
Clinton
Clinton Jenkins
Clinton Jenkins

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo Empty Re: Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo

Mensagem por Paulo Villi Seg 29 Abr 2019, 18:45

No momento tenho instalados os seguintes apps relacionados a dados espaciais:

GPS Test Plus:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.chartcross.gpstest
Bem similar ao GPS Status + Toolbox.
Traz funções básicas de GPS como:
- mapa do céu com a constelação de satélites visível
- gráfico de intensidade de sinais e acurácia em metros
- bússola
- velocidade, heading, altitude
- horário estimado de nascer e pôr-do-sol baseado em data+localização
- marcação (e compartilhamento) de pontos
- navegação de waypoints (baseado nos pontos salvos, porém sem definir ou avançar numa sequência automaticamente)

Mapfactor Navigator:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mapfactor.navigator
Navegação baseada em dados offline (pode usar dados gratuitos do OpenStreetMap, que com frequência traz traçados de vias de terra mais completos que o google maps)

Survey123 for ArcGIS:
https://www.esri.com/pt-br/arcgis/products/survey123/overview
Aplicativo de levantamento de campo baseado em formulários customizados, super flexível, mas por enquanto aceita apenas coordenadas de ponto obtidas individualmente. Recomendo muito conhecer este, já que o uso é totalmente gratúito e permite integração com o Portal for ArcGIS.

Outros apps com usos específicos que podem interessar:
Sky Map (astronomia)
Urubu Mobile (reporte de animais mortos em estradas)
PictureThis (auxílio a identificação de plantas)
Merlin Bird ID (auxilio a identificação de aves)

Paulo Villi

Mensagens : 10
Data de inscrição : 08/04/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo Empty Re: Uso de smartfones vs. aparelhos GPS de campo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos